Brasil Despedaçado: Crônicas de ruptura e barbárie - autores Giane Ambrosio Alvares, Marcelo Semer, Marcia Semer, Marcio Sotelo Felippe, Patrick Mariano e Rubens R.r. Casara

29/10/2021

A obra Brasil Despedaçado: Crônicas de ruptura e barbárie, está disponível para venda no nosso site nas versões impressa e digital.

No Brasil despedaçado forças políticas e sociais retrógradas nos mergulharam em um período de trevas, trazendo do passado formas políticas e de mando que não se envergonham de sua filiação fascista. Os temas deste livro são os reflexos nocivos do imaginário neoliberal na sociedade, crimes contra a humanidade, o desprezo ao ser humano ultrapassando o limiar da barbárie. O fascismo redivivo. O populismo penal, o discurso autoritário que corrompe a Constituição, o empobrecimento cultural.

O louvor à morte. O genocídio a que a pandemia deu a ocasião. A eugenia negacionista que conduziu ao extermínio de milhares de brasileiros, especialmente pobres, idosos, negros, indígenas e que levou cidadãos brasileiros à morte, não em câmaras de gás, mas por asfixia. Se por um lado lamentamos a sorte de termos sido testemunhas de um tempo tão deplorável, por outro nos sentimos gratificados pela resistência que nossos textos representaram. Esperamos que esta coletânea seja útil aos contemporâneos para ajudar a compreender como isto tudo foi possível, e que no futuro seja útil também como um certo registro da tragédia do Brasil, que verá emergir novamente a civilização para, como já ocorreu no antigo fascismo, acertar contas com seus responsáveis.

 

 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura