Primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, renuncia após rejeição do referendo de reforma constitucional

05/12/2016

Por Andressa Darold- 05/12/2016

Matteo Renzi anunciou neste domingo (4), depois do resultado da votação do referendo constitucional, que irá apresentar pedido de renúncia ao Presidente da República, Sergio Mattarella.

A proposta que iria modificar a Constituição italiana foi derrotada com aproximadamente 59,95% de votos contrários.

"A minha experiência como chefe do Governo termina aqui" informou Renzi, assumindo também "toda a responsabilidade pela derrota". O referendo pretendia fazer alterações na participação popular, paridade de gênero, Presidência da República, Estado, províncias e regiões. Outra proposta era dar fim ao chamado "bicameralismo perfeito", objetivando, segundo o ministro, simplificar o processo legislativo.

Para saber mais sobre o referendo constitucional, acesse: http://emporiododireito.com.br/reforma-constitucional-na-italia/

Fontes: Reuters  BBC G1 RTP 


Imagem Ilustrativa do Post: Matteo Renzi a San Giobbe // Foto de: Università Ca\' Foscari Venezia // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cafoscari/22287646222/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura