Estudantes indianos criam sutiã elétrico contra estupro

17/06/2017

Por Redação - 17/06/2017

Três jovens estudantes da SRM University, na Índia, criaram um sutiã com sistema de defesa contra violência sexual. O sutiã elétrico, batizado de “Equipamento para Blindar a Sociedade”, ou apenas SHE (sigla que em inglês faz alusão ao pronome “ELA”), é capaz de dar choques de 3.800 kw em qualquer um que tente abri-lo à força. O produto ainda vem com um GPS que revela a localização da vítima e um sistema de comunicação que, no mesmo momento em que dispara a descarga elétrica, avisa a polícia do ocorrido.

De acordo com a estudante de engenharia aeronáutica Manisha Mohan, idealizadora da invenção, para garantir que o choque machuque apenas o agressor, um tecido interno isolante protege a mulher. Com a ajuda dos colegas Niladri Basu e Rimpi Tripathy, Manisha fez pesquisas e trabalhou em diversos modelos antes de criar um protótipo de lingerie que reage apenas quando provocado. Segundo ela, o sensor de pressão foi calibrado para apertos, beliscões e quando os seios são agarrados – a força exercida por um abraço não ativa o dispositivo.

No texto de divulgação, os criadores disseram que “os homens da lei levam muito tempo para criá-las” e que o sutiã é uma forma de “proteger as mulheres contra ameaças doméstica, sociais e trabalhistas”. Os jovens ainda afirmam que o aparelho precisa ser mais compacto e que, no futuro, a ideia é integrá-lo com smartphones, que ficariam responsáveis por mandar a mensagem de alerta.

.

Fonte: Revista Galileu


Imagem Ilustrativa do Post: Follow // Foto de: Transformer18 // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/71267357@N06/15864023970 Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
 

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura