Contexto de evolução do crime deve ser considerado na análise de redução de pena

25/07/2016

Por Redação - 25/07/2016

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), na sessão Pesquisa Pronta, reuniu centenas de acórdãos sobre a análise do contexto de evolução de um delito para fins de definição de pena em tentativas de crime.

Com o tema Análise do iter criminis para definição do quantum da pena nos crimes tentados, o tribunal seleciona decisões referentes ao caso, com destaque para o entendimento de que tal análise contextual deve ser levada em conta pelos juízes ao fixar as penas.

Outra consideração importante é que os ministros descartam a possibilidade de reexame de provas para decidir se o quantum foi devidamente justificado, já que nova análise de provas é vedada em recursos endereçados ao tribunal, em virtude da Súmula 7/STJ.

Fonte: STJ


Imagem Ilustrativa do Post: County Jail // Foto de: Woody Hibbard // Sem alterações Disponível em: https://www.flickr.com/photos/pamwood707/6285987398/ Licença de uso: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode

O texto é de responsabilidade exclusiva do autor, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento do Empório do Direito.

Sugestões de leitura